Por que fazer a peça Quem é ela?

Falar do universo feminino nos coloca ao mesmo tempo dentro e fora de um grande leque de questões. Conscientes e muitas vezes cúmplices da própria condição, propomos através dessa montagem, levar ao mais diverso público jovem e adulto um grande debate a respeito de assuntos que percorre toda humanidade, como: submissão, violência, pedofilia, assédio, agressão, poder e força feminina, dando enfoque a Lei Maria da Penha. Tudo isso com humor, poesia, lirismo, informação e grande reflexão que enriquecem a convivência humana.

Mesmo havendo ações políticas e sociais relacionadas ao combate à violência contra a mulher, acredita-se que a utilização das diversas linguagens artísticas tem sido fundamental na sensibilização e na contribuição da formação educacional e de cidadania.

A violência contra a mulher, assunto histórico e contemporâneo, apesar de ter ganho maiores destaques na mídia, ainda não muda muito quando se diz respeito a vida cotidiana.

O universo feminino, as questões que falam da mulher, da sua relação no mundo, do seu papel nas sociedades, da própria violência contra a mulher – assunto tão emergente e que a todo o momento e em toda parte do mundo ouvimos e vemos exemplos diversos – não é algo tão só local, nem atual, mas presente desde sempre.

O desafio de construir um espetáculo com esta temática nos faz reavaliar a nossa condição enquanto mulheres que lutam e que têm no seu histórico ancestral e nas suas relações cotidianas, padrões, retratos, espelhos e experiências semelhantes. E que, ao olhar ao redor, percebe-se que essa experiência apesar de única para cada cidadão, é ao mesmo tempo comum para diversas culturas, seja na nossa periferia, na alta sociedade, na comunidade indiana, qualquer lugar onde a figura feminina seja co-criadora das diversas relações.

Sabedoras das mais diversas ações, debates, informações e instituições voltadas para a melhoria das questões relacionadas à mulher, associar-se a esse contexto além de colocar em pauta essa temática, abrir mais uma via de reflexão sobre nossas atitudes e contribuições no exercício da cidadania, também serve como ação afirmativa e de inclusão social. Pois, traz no seu bojo, a informação, o espaço de compartilhamento, que permite refletir de forma ética a convivência, repercutindo de forma positiva na vida de diversas pessoas, além de estimular relações mais salutares.

Desse modo, esse espetáculo prima para atender ao mais diverso público, especialmente àquele mais carente de informações através da mesclagem de diversos recursos tecnológicos e artísticos que além de entreter, constrói um laço de cumplicidade, algo que nos dias atuais tem sido cada vez mais difícil, quando um produto artístico distancia-se da sua função de sensibilizar. 

Foto: Pedro Sarkis
imagem do ensaio aberto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Quem é Ela?
Desenvolvido por: